Tudo que você precisa saber antes de colocar sua casa para alugar

Caso você tenha uma casa parada ou queira alugar sua casa, hoje vamos esclarecer algumas dúvidas que a maioria das pessoas tem ao colocar seu imóvel residencial para locação, vamos falar de alumas precauções que deve ter ao fazer esse tipo de negócio e também as vantagens e maneira correta de se alugar seu imóvel.

colocar sua casa para alugar

Colocar sua casa para Alugar pela Imobiliária ou Particular?

Creio que esta é a primeira grande dúvida que todos tem ao pensar em alugar seu imóvel, mas antes de tomar essa decisão que é muito importante devemos levar algumas coisas em consideração, já que colocar sua casa para alugar é algo que se não fizermos de maneira certa e segura, poderá trazer dor de cabeça mais pra frente.

Quanto cobrar?

O valor é algo que devemos pensar muito bem antes de colocar sua casa para alugar, analisar os valores de outras casas que possui o mesmo padrão que a sua e mesma localidade é uma ótima estratégia para avaliar sua casa, também tem pessoas especializada no ramo que são chamadas de avalistas, eles averiguam seu imóvel e faz um levantamento referente a construção, localidade, qualidade e te estipula uma faixa de valor que esta o aluguel do seu imóvel.

Como anunciar?

Esse ponto é muito importante pois se caso você não possua uma estratégia de anúncio para mostrar seu imóvel vai precisar começar a pensar o quanto antes. Se você optar por colocar sua casa para alugar de forma particular, vai precisar correr atrás de anunciar seu imóvel, seja lá em classificados nos jornais de sua cidade, ou nos grandes portais da internet que possui hoje em dia. Agora se preferir escolher uma imobiliária, ter todo suporte de um corretor, a venda da sua casa irá se tornar um pouco mais fácil, pois os corretores já tem contatos e até mesmo experiência no ramo, tornando assim esse processo de colocar sua casa para alugar um pouco mais rápido.

Vantagens em colocar sua casa para alugar de forma particular:

  • Economia financeira, por não ter que pagar taxas e comissões a corretores
  • Escolha da pessoa certa e contato direto com o inquilino
  • Satisfação por ter alugado sua casa sozinho

Desvantagens em colocar sua casa para alugar de forma particular:

  • Tem que pagar taxas e comissões aos corretores da imobiliária
  • Não tem contato tão direto com o inquilino por tudo ser tratado diretamente com a imobiliária
  • Caso não escolha uma boa imobiliária, terá dor de cabeça e burocracias no processo de aluguel

Documentos necessários para colocar sua casa para alugar

Não é somente a pessoa que vai alugar o imóvel que precisar estar com os documentos, o proprietário também precisar estar com seus documentos pessoas, escritura da casa, para assim fazer um contrato de locação em algum advogado, somente com o contrato devidamente reconhecido firma em cartório estará segura a negociação. O contrato é instrumento indispensável nesse tipo de negociação, ele que te vai te assegurar de qualquer eventualidade futura.

Dicas para alugar seu imóvel com segurança

Há alguns cuidados que devemos tomar antes de alugar sua casa para uma pessoa, sempre devemos nos assegurar por meio do contrato de locação que já foi dito acima, e também demos solicitar um fiador e alguns cheques caução. Mas o que é o fiador? O fiador é uma pessoa que esta assinando o contrato e afirmando que se responsabiliza por qualquer débito que o inquilino venha deixar, assim você esta seguro quanto pagamentos, já os cheques caução são justamente para atrasos de aluguéis.

Esperamos que essas informações seja úteis e ajude você que esta pensando em alugar seu imóvel!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *